12 de dez de 2014

Dicas de segurança para as compras de Natal

Dicas de segurança para as compras de Natal (Foto: Reprodução)

Faltando poucas semanas para o Natal, as ruas e shoppings estão cheios de consumidores que intensificam as compras de final de ano e se abastecem para as festas e viagens de férias, e isso pede atenção ser redobrada para evitar furtos e roubos, seja nas ruas, nos shoppings ou até mesmo nas residências.
Apesar do reforço do policiamento nas ruas e principalmente nos centros comerciais, nunca é demais fazer a sua parte e procurar locais seguros e que você já conheça para realizar as suas compras evitando os pontos de comércio menos frequentados, com pouca iluminação e cuja localização dos estacionamentos e locais de parada dos veículos não sejam previamente conhecidos.
Faça suas compras durante o dia sempre que possível. Se você for às compras à noite, vá com um amigo ou membro da família, e nos locais em que a Polícia Militar mantém policiamento mais frequente. Caso contrário, prefira os shoppings e aos minimercados do próprio bairro.
Se deslocar nas ruas com sacolas e muitos objetos nas mãos fragiliza a sua segurança, por isso, é importante ter cuidado ao estacionar, sair de lojas e bancos e, quando perceber uma atitude suspeita de motociclistas e garupa nas proximidades, procure alertar a polícia.
Evite qualquer tipo de ostentação: os relógios dourados que chamam atenção, jóoias, celulares e bolsas podem chamar a atenção. Os celulares, smartphones, bolsas e carteiras devem ficar ocultos, já as sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo e para o lado de dentro da calçada. Se puder, é melhor optar por pagamento em cartões de crédito ou débito e cheques, evitando portar quantias elevadas em dinheiro.

E MAIS:

-Evite retirar a carteira em público, principalmente em locais de grande movimento, mas se precisar fazer isso, não permita que outras pessoas percebam o que contém nela;
-Tenha dinheiro separado para pequenas despesas e distribua os valores em diferentes bolsos, principalmente nos da frente. Evite conduzir quantidade elevada de dinheiro;.
-É melhor deixar as crianças em casa, mas caso não seja possível, o ideal é não perder elas de vista enquanto olha vitrines ou experimenta roupas e sapatos, por exemplo. Preferencialmente só leve as crianças em compras nos shoppings e ruas comerciais menos movimentadas;
-Mesmo que você esteja apressado e pensando em mil coisas, fique sempre atento;
-Nunca aceite ajuda de um desconhecido para "vigiar" as suas compras ou pertences, enquanto você vai ao banheiro, por exemplo, pode se tratar de um aproveitador;
-Tire uma cópia de toda a documentação do que carrega em sua carteira e mantenha senhas em um lugar seguro em casa, jamais na carteira;
-Evite sobrecarregar-se com sacolas e pacotes. É importante ter uma clara visibilidade e liberdade de movimento para evitar problemas e acidentes;
-Cuidado com estranhos que se aproximam de você por qualquer motivo. Criminosos podem tentar vários métodos de distraí-lo com a intenção de levar dinheiro ou pertences.

CLONAGEM DE CARTÕES E DOCUMENTOS PERDIDOS

Mesmo com o uso de cartões são necessários alguns cuidados para evitar a clonagem: Não perca seu cartão de vista e certifique-se de sua utilização apenas na máquina da sua operadora. Em caso de perda ou roubo, comunique imediatamente à administradora do cartão.
É fundamental também registrar boletim de ocorrência informando a perda de documentos de identificação e também do cartão. É comum as pessoas perderem documentos e não registrarem oficialmente a perda. Isso facilita a ação dos marginais na clonagem de cartões e falsificação de documentos.

(DOL)

About