14 de out de 2014

Jovem de Santa Catarina vai representar o Brasil no 1º Fórum Global sobre Políticas de Juventude

imageA seleção aconteceu, via chamada pública, em setembro deste ano e contou com a participação de vários jovens. O selecionado foi Eduardo Zanatta de Carvalho, de Balneário Camboriú/SC. Formado em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí, Eduardo é integrante do Conselho Municipal de Juventude de Balneário e participa principalmente de projetos de educação voltados para jovens migrantes do Haiti e Gana.


      O 1º Fórum Global sobre Políticas de Juventude acontece entre os dias 28 e 30 de outubro, em Baku, Azerbaijão. O evento reunirá ativistas, organizações da sociedade civil, agências da ONU, tomadores de decisão e acadêmicos. Será uma oportunidade para avaliar o atual cenário das políticas de juventude no mundo, em especial, depois de 20 anos da adoção Programa Mundial de Ação para Jovens (Wpay-1995).
Para o jovem Eduardo, participar do Fórum será importante para o diálogo entre a sociedade civil e o poder público. “Espero que o encontro apresente iniciativas de sucesso, sobre juventude e que possam trazer para cá como experiência”, diz.

        Eduardo assumirá alguns compromissos, entre eles: alimentar a sessão dedicada para o Fórum Global sobre Políticas de Juventude dentro do Participatório com a produção de posts sobre as experiências. Ele também deve participar de um hangout virtual para compartilhar e discutir os produtos do Fórum. Além de produzir um relatório final com recomendações para a SNJ. O encontro é organizado pelo Escritório do Enviado de Juventude do Secretário-Geral da ONU e o Ministério de Juventude do Azerbaijão, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Unesco e o Conselho da Europa. Atualmente, 150 países estão implementando políticas nacionais de juventude, porém muito pouco tem sido feito para compartilhar todas estas experiências. Foi a partir desta necessidade, que o Fórum Global sobre Políticas de Juventude foi idealizado.


Fonte: Secretaria Nacional de Juventude

About