5 de ago de 2014

Faixa de Gaza

Cessar-fogo de 72 horas iniciou hoje


Cessar-fogo de 72 horas em Gaza iniciou hoje (Foto: Divulgação)

Israel anunciou a retirada, na madrugada de hoje (05), de todas as tropas terrestres que ocupavam a Faixa de Gaza. O recuo militar antecede a trégua de 72 horas acordada entre o Governo de Israel e o grupo Hamas após mediação do governo egípcio. O cessar-fogo iniciou, na manhã terça-feira, às 8h locais (2h no horário de Brasília).
Segundo declarações do exército israelense, as tropas terrestres serão retiradas da Faixa de Gaza e redistribuídas em outras posições defensivas. Durante as operações das Forças de Defesa de Israel (FDI), que iniciaram em 08 de julho, 32 túneis utilizados pelos militares do Hamas foram destruídos, o que seria um dos principais objetivos da ofensiva israelense.
Poucas horas antes do início da trégua, foram registrados bombardeios dos dois lados e as sirenes dispararam em Jerusalém e Tel Aviv, alertando para ataques aéreos. Apesar do pouco sucesso de tréguas propostas nas últimas semanas, o cessar-fogo mediado pelo governo do Cairo foi comemorado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O conflito entre Israel e as forças palestinas já deixou mais de 1.850 palestinos mortos.
(DOL com informações Portal Terra)


About