1 de ago de 2014

EUA poderiam ter matado Bin Laden antes de 11/09

EUA poderiam ter matado Bin Laden antes de 11/09 (Foto: Divulgação) 
 
Em 10 de setembro de 2011, um dia antes dos atentados contra as Torres Gêmeas, em Nova York, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, afirmou, em uma reunião, que poderia ter matado o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden. As declarações estão em um áudio divulgado nesta quarta-feira (30), após 13 anos do ataque.
Quem divulgou a gravação foi Michael Kroger, um ex-líder político australiano, que participou da reunião, em Melbourne, na Austrália, em que Bill Clinton discursou para um grupo de empresários. O áudio foi divulgado em uma entrevista cedida por Kroeger ao canal Sky News.

Na reunião, o ex-presidente contou que teve uma oportunidade de matar Bin Laden, mas isso resultaria na destruição de uma pequena cidade no Afeganistão (chamada Kandahar) e na morte de 300 mulheres e crianças. Ele disse que, se realizasse o ataque, não seria “muito melhor que ele [Osama Bin Laden]”.
Clinton ainda teria afirmado que passou “muito tempo pensando” sobre Osama e que o líder da Al Qaeda seria um “homem muito inteligente”.

O ataque que mataria Bin Laden foi planejado em 1998 pela inteligência americana, mas foi descartado pelas mortes que seriam causadas, e o efeito que isso poderia gerar.

(DOL)

About