11 de ago de 2014

Começam inscrições para Processo Seletivo da Uepa

Começam inscrições para Processo Seletivo da Uepa (Foto: Arquivo/Diário do Pará)
As inscrições para o vestibular 2015 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) iniciaram nesta segunda-feira (11) e encerram às 23h do dia 8 de setembro. Serão ofertadas 1.310 vagas para Belém e mais 1.606 para o interior do estado, totalizando 2.916 vagas. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet por meio do preenchimento do formulário on line. No formulário, o candidato já deve fazer a opção pela língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). 
A instituição destina 30% a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará.São dois processos seletivos: o Programa de Ingresso Seriado (Prise), destino aos alunos do ensino médio,  e o Processo Seletivo (Prosel), para quem já concluiu o ensino.
A taxa de inscrição é de R$ 70 para o Prosel e de R$ 40 para o Prise, pode ser paga em qualquer rede bancária, casa lotérica ou rede de serviços de farmácias e postos de autoatendimento.Os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas do Pará devem assinalar sua condição de cotista no momento da inscrição e comprová-la no ato da matrícula, caso seja aprovado. Quem não comprovar será eliminado do processo e perderá o direito à vaga.
Provas
A primeira etapa do Prise e do Prosel ocorrerá no dia 16 de novembro de 2014, das 8h às 13h, e será composta por 56 questões referentes ao conteúdo da primeira série do Ensino Médio. A segunda etapa será realizada no dia 17 de novembro, também das 8h às 13h, com 60 questões relacionadas à segunda série do Ensino Médio; e a terceira etapa, no dia 17 de dezembro, no mesmo horário das anteriores, conterá uma prova de redação e mais 54 questões objetivas.
A previsão de divulgação dos resultados finais do Prise e do Prosel é para o dia 16 de janeiro de 2015.
Isenções
A relação dos candidatos beneficiados com a isenção do pagamento da taxa de inscrição dos Processos Seletivos 2015 já  está disponível no site da Uepa. Exatos 14.179 candidatos conseguiram a dispensa da taxa, seja ela total ou parcial. Deste quantitativo, 4.256 foram isentos pelo Programa de Ingresso Seriado (Prise) e outros 9.923 pelo Processo Seletivo (Prosel).  
A Universidade concedeu ainda isenções aos servidores e dependentes e a pessoas com deficiência.
(DOL)

About