7 de jul de 2014

Nova substância repele e mata mosquito da dengue

Nova substância repele e mata mosquito da dengue (Foto: Hype Science)
Pesquisadores afirmam ter encontrado uma substância que é capaz de repelir e matar o mosquito da dengue, tanto na fase de larva quanto na fase adulta. A eficácia do produto já foi confirmada, em testes de laboratório, no entanto não há previsão para chegada dele ao mercado.
A substância foi criada por cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, quando testavam princípios ativos para criar um detergente. A principal descoberta da pesquisa veio das possíveis funções de uma bactéria, a Pseudomonas aeruginosa LBI, presente em solos contaminados por derivados de petróleo.
O microorganismo conseguiu destruir as larvas do mosquito da dengue (diminuindo a tensão da água, fazendo com que elas afundam e morram) e quebrar a cutícula do mosquito adulto (seria como tirar a “pele” do inseto, deixando-o suscetível ao meio ambiente e matando-o). O produto funcionaria ainda como repelente.
Segundo os pesquisadores, a eficácia do produto é de 100%. O foco da pesquisa é baratear os custos de produção, para colocar a substância no mercado. A produção e a purificação de dez mililitros do composto custam R$ 1,4 mil.
(DOL com informações UOL)

About