13 de jun de 2014

Vírus semelhante ao da gripe espanhola pode voltar

Vírus semelhante ao da gripe espanhola pode voltar (Foto: Reprodução) 
 
      Uma equipe internacional de virologistas identificou oito genes em diferentes vírus da gripe isolados em patos selvagens. Eles lembram os genes que formaram o vírus da gripe 'espanhola" de 1918, responsável por pelo menos 40 milhões de mortes no mundo.
Com essa descoberta, é possível crer que o vírus da gripe das aves contém todos os componentes genéticos para se tornar um agente patogênico semelhante ao responsável pela pandemia do início do século vinte.

     "Há reservas de genes na natureza que combinados têm o potencial de provocar graves pandemias no futuro", afirmou Yoshihiro Kawaoka, virologista da Universidade de Wisconsin-Madison e principal autor do estudo.

      Segundo Kawaoka, saber quais genes procurar em um vírus pode ajudar a prever a probabilidade de surgimento de uma cepa de gripe capaz de provocar uma pandemia, e permite aos cientistas desenvolver estratégias mais eficazes para combatê-lo. O vírus é incapaz de ser transmitido entre mamíferos por via aérea, o principal modo de transmissão da gripe.

(DOL com informações da Revista Exame)

About