18 de jun de 2014

UFPA abrigará centro para usuários de drogas


O Pará deve ganhar, em breve, o Centro Regional de Referência para Formação Permanente dos Profissionais para Enfrentamento do Crack e outras Drogas, que deverá ser implantado na 1ª Regional de Saúde do Estado do Pará, que compreende os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara .
O centro de referência funcionará nas dependências do Instituto da Ciência da Saúde (ICS) da UFPA, localizado na avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro Umarizal, em Belém. O futuro centro prevê a capacitação, de forma continuada, dos atores governamentais e não governamentais envolvidos nas ações voltadas à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários de crack e outras drogas.
O pró-reitor João Cauby de Almeida Júnior, que também é docente colaborador da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, vinculada ao Ministério da Justiça, explicou que “o Centro Regional de Referência foi planejado a partir do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas e do atual contexto socioeconômico, em que as consequências nefastas do uso de drogas têm desestruturado famílias, contribuído para o aumento da criminalidade, para a qual inclusive crianças e jovens são usados pelo mundo do tráfico de drogas e perdem suas vidas ou suas perspectivas de vida”.
Segundo Cauby, há a necessidade de serem estabelecidas parcerias entre os poderes públicos, entidades governamentais e não governamentais, “para que haja a mudança dessa triste e degradante realidade que incomoda a todos”.
(Diário do Pará)

About