4 de jun de 2014

Professores da UFPA decidem não iniciar aulas no segundo semestre



A definição foi tomada em assembleia da ADUFPA e deve ser levada para a reunião do setor das IFE, que vai ocorrer no dia 7 de junho, em Brasília.

Em assembleia geral na manhã de hoje, 4, os professores da UFPA decidiram manter o indicativo de greve nacional da categoria e apontaram o mês de agosto como período para deflagração do movimento grevista. De acordo com a decisão, os docentes não deverão iniciar as aulas no segundo semestre letivo.

A deliberação da assembleia será levada para a reunião do Setor das IFE do ANDES-SN, que vai ocorrer no próximo dia 7 de junho, em Brasília, e contará com a participação das professoras Vera Jacob e Suelene Pavão representando a ADUFPA. Na reunião na capital federal, será avaliado o resultado da rodada de assembleias em todo o país e aprovado os próximos encaminhamentos do movimento docente.

Na UFPA, como forma de avançar na mobilização da categoria, os professores decidiram paralisar suas atividades durante três dias na próxima semana. A paralisação vai ocorrer nos dias 10, 11 e 12 de junho, como forma de pressionar o governo federal para reabrir as negociações e, também, cobrar da reitoria da UFPA o arquivamento da proposta de resolução que estabelece critérios produtivistas para progressão na carreira docente.

Após rejeitarem novamente a resolução, por entenderem que a legislação vigente e a própria lei que criou a carreira já estabelecem os critérios para progressão, os docentes avaliaram que somente a progressão para titular dentro da carreira deve ser objeto do documento, pois a Portaria 982, de outubro de 2013, se refere somente a ascensão à Classe Titular, que precisa ser regulamentada.

Depois da discussão, os professores definiram que a ADUFPA deve apresentar uma proposta de resolução para regulamentar a progressão de associado para titular, conforme prevê a lei que criou a atual carreira e considerando o que estabelece a Portaria 982. A proposta de documento alternativo que será construído pela entidade deverá ser encaminhada aos institutos e campi, para que possa ser discutido pelo conjunto da categoria.




Assembleia geral da ADUFPA
Dia: 04/06/2014
Hora: 10 horas
Local: Hall da reitoria

 
Pauta:

1 - Informes;
2 - Encaminhamento da reunião do setor das IFE;
3 - Resolução sobre progressão docente; 
4 - Data para deflagração da greve;
5 - O que ocorrer.

http://www.adufpa.org.br

About