10 de set de 2013

Novas Eleições em Santa Maria do Pará


Hoje o Tribunal Regional Eleitoral julgou o processo contra o prefeito, eleito de Santa Maria, Lucivandro Melo. Na decisão, o tribunal determinou que novas eleições devem ocorrer no município. Essa decisão foi pautada em denúncias fundamentadas, exclusivamente, em depoimentos de pessoas que disseram “ouvir falar”, que viram “alguém comentar”. O fato é que nenhuma testemunha, de forma precisa, pôde provar (com clareza) que houve qualquer tipo de favorecimento em troca de voto para o prefeito Lucivandro. O que se observou durante a eleição foi exatamente o contrário: A prefeita do município na gestão anterior que indicava um outro candidato para prefeito estava maciçamente presente com toda a máquina e toda a estrutura da administração pública municipal, de forma até mesmo acintosa, em campanha aberta para o outro candidato. Mesmo com tudo isso, o resultado das urnas demonstrou a vontade popular e, com a ampla maioria dos votos, mais de 50% dos eleitores do município de Santa Maria do Pará elegeram o vereador Lucivandro Melo como prefreito daquele município . Agora essa decisão do TRE, que nos causou muita surpresa, determina novas eleições para a cidade. 

Eu quero nesse momento tranquilizar a todos de Santa Maria, e dizer que aconteceu um caso muito parecido no município de Marapanim, também no Pará, onde a prefeita eleita pela ampla maioria dos votos foi caçada por unanimidade por todos os juízes aqui do TRE, mas em Brasília a decisão foi totalmente reformada e a prefeita hoje já exerce o mandato normalmente. A gente espera que, da mesma forma que aconteceu em Marapanim aconteça também em Santa Maria. Torcemos para que em Brasília essa decisão seja reformada e que, acima de tudo, a vontade do povo de Santa Maria, refletida na decisão que aconteceu nas urnas, mesmo diante da influência das máquinas públicas e das pressões da ex-prefeita (com toda a influência da administração anterior), seja respeitada! Que a vontade das pessoas do município de Santa Maria do Pará possa vigorar e que o prefeito Lucivandro Melo possa efetivamente continuar desenvolvendo o seu trabalho em nome de todos que confiaram, e acreditaram, nele. 

Muitas coisas já puderam ser observadas na administração municipal do Lucivandro, nesses poucos dias que esteve a frente da prefeitura: Inauguração de postos de saúde, reformas de escolas, melhoria da qualidade de vida das pessoas e valorização dos servidores. Tudo isso fez com que as pessoas de Santa Maria tivessem sua autoestima resgatada e revigorada. Hoje, muita gente que estava desacreditada tem mais orgulho em dizer que é de Santa Maria! Por isso vamos aguardar a decisão de Brasília, que deve com certeza reformar a decisão do TRE. Tenho certeza que a gente vai poder ver a vontade popular, a vontade das pessoas desse município! Independente de qualquer coisa, continuo do lado do povo de Santa Maria, dos meus amigos do Mutirão, de Taciateua. Enfim, de todos os meus amigos de Santa Maria e do lado do amigo Lucivandro Melo. 

Texto: Celso Sabino de Oliveira.

About